A Rede Permear integra permacultores e permacultoras de vários estados brasileiros e do Distrito Federal. Nascemos em 2004 para realizar o desejo comum de fazer e pensar Permacultura coletivamente. Nosso maior objetivo é irradiar esta filosofia de trabalho, a partir de nossas experiências individuais e de grupo organizado, como um conjunto de princípios teóricos e práticos que está possibilitando a construção de assentamentos sustentáveis no Brasil e no mundo, estabelecendo uma relação criativa e co-evolutiva entre os seres humanos e a natureza.
Temos como característica propiciar um ambiente de encontro para dar lugar ao impensado, ao novo e à diversão; realizar mutirões para impulsionar as iniciativas individuais; trocar informações, sementes e mudas; multiplicar conhecimentos.
Nossa proposta para o crescimento da Rede Permear é fazê-lo acontecer de forma orgânica. Todo permacultor ou permacultora será bem-vindo(a) ao grupo desde que tenha, como requisito básico, o envolvimento numa atividade ou num projeto que considere o uso da Permacultura, sendo, de preferência, a construção de uma Estação permacultural. A participação na Rede Permear não pode ser virtual, mas pessoal e afetiva.
Definimos como permacultor toda pessoa que, ao ter completado um curso PDC, viva de acordo com os princípios e com a ética da Permacultura. O PDC é o curso padrão de Design Permacultural que segue a estrutura e a carga horária mínima de 72 horas sugerida por Bill Mollison, criador da Permacultura juntamente com David Holmgreen. A Estação de Permacultura é todo assentamento humano (casa, sítio, vila etc.) onde os moradores realizam práticas e aplicam técnicas permaculturais.
Até agora, a Rede Permear tem crescido a partir de contatos pessoais e relações de amizade. O ingresso de novos permacultores e permacultoras segue três passos básicos:
- Um integrante da Permear faz a indicação do permacultor candidato nos encontros regionais. Toda indicação pressupõe o reconhecimento, pelo apresentante, da ética da Permacultura como princípio estruturador do trabalho realizado pela pessoa indicada.
- A partir daí o candidato deverá visitar e conhecer outros três integrantes da Permear, de preferência em diferentes regiões do país. Nestas visitas as pessoas vão conversando, conhecendo e compreendendo melhor a Rede.
- Finalmente o candidato participa na íntegra, de um encontro nacional da Rede para ter a experiência, que consideramos essencial, do olho no olho. Nessa oportunidade, o candidato apresenta aos demais do grupo os seus projetos e realizações.
- Quando há aceitação mútua e empatia, o permacultor passa a integrar a Rede, com inscrição no sítio eletrônico e nos fóruns de discussão.